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domingo, 26 de março de 2023

ESTUDOS SOBRE CULTO E LITURGIA IV

 ELEMENTOS DO CULTO

Há vários elementos que fazem parte do culto público:

  1. 1.)   Leitura bíblica
  2. 2.)   Orações
  3. 3.)   Cânticos
  4. 4.)   Compartilhamento de alegrias e preocupações
  5. 5.)   Ensino
  6. 6.)   Ceia
  7. 7.)   Batismo
  8. 8.)   Ágape
  9. 9.)   Unção de enfermos
  10. 10.)                      Comprometimento
  11. 11.)                      Benção

Todos os cultos devem ser cristocêntricos, ou seja, Jesus deve ser o centro de todas as ações que ocorrem durante o culto. Nada deve ser mais vistoso, chamativo, importante que Jesus. O pregador, o que dirige o louvor, os testemunhos, as orações, o ensino, tudo deve ter Cristo como referência e objetivo. O culto que fala mais de Satanás que de Cristo, perde sua validade. O culto que fala mais do pecado que do perdão que Jesus oferece, deixa de ser um culto cristocêntrico.

a.)   Leituras bíblicas

Devem ser feitas em textos curtos, de preferência acompanhados pela congregação, em versão bíblica acessível aos participantes. Deve-se evitar traduções que usam termos difíceis ou construções de frases complicadas. Se alguma palavra ocorre que não seja do entendimento da maioria, o leitor deve explicar o sentido dela, sem pregar um sermão sobre o significado.

As leituras dos Salmos devem estar presentes, ainda que existam outros salmos em outras partes (ex. Cântico de Débora, Orações de Habacuque e Jonas, alguns textos do Apocalipse, etc.)

A outra leitura é a que servirá de base para o estudo comunitário ou para a pregação. Deve ser curto e que enfoque o assunto e tema a serem tratados no ensino.

b.)  As orações públicas podem ser feitas pelo dirigente ou por pessoa convidada a fazê-lo. Deve-se ter em mente que as orações podem ser de:

a.      De louvor

b.     De agradecimento

c.      De súplica

d.     De intercessão

e.      De confissão

f.       De compromisso.

Cada uma destas deve ser feita no momento apropriado, durante o desenvolvimento da liturgia.

c.)   Os cânticos: devem ser em harmonia com o tema que vai ser ensinado, e não uma coletânea aleatória deles. Deve haver unidade nas mensagens dos cânticos, para que não se passeie pelos mais variados temas ou sejam eles escolhidos porque deixam a congregação animada.

d.)  Compartilhamento de alegrias e preocupações, é um tempo em que as pessoas têm a oportunidade de contar por que estão tristes ou preocupadas e pedir que a congregação ore agradecendo ou intercedendo

e.)   Ensino: se dá pelo estudo comunitário de um texto sugerido, quando todos têm a oportunidade de trazer a sua interpretação e aplicação às vidas. Não é um que ensina, mas todos participam do ensino e do aprendizado. É a oportunidade em que todos os dons presentes possam contribuir.

A outra forma de ensino é através da pregação, quando a pessoa encarregada escolhe o texto e tira dele o ensino para a congregação.

f.)    Todo culto deve levar os participantes a uma renovação do compromisso com o Reino, de comprometer-se em viver o que acaba de ser ensinado. Sem isto, o culto não alcançará seus objetivos.

g.)  Benção: todos os cultos devem terminar com a invocação da benção sobre a congregação, pedindo a Deus paz, a resposta às orações feitas, a capacidade para viver cristãmente, a benção de Deus sobre as vidas.

A benção é um envio do povo para ir ao mundo e ser luz e sal.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

Você consegue perceber estes elementos presentes nos cultos que você frequenta/participa?

Quando, durante um culto, o dirigente do louvor faz de tudo para ser notado, canta fazendo “encenações”, você acha que é isto cristocêntrico?

Quando o pregador fala mais de Satanás que de Cristo, isto pode ser considerado um culto cristão?

Como você reage à afirmação: “há igrejas que não passam de um microfone rodeado de gente, buscando espaço para brilhar nos holofotes do púlpito”?

Você já esteve em um culto que o dirigente lê um capítulo inteiro e que ninguém se lembra do que o texto fala?

Você se lembra de algum pregador que leu um texto enorme e usou uma frase de todo o texto para seu sermão?

Nos cultos que você tem participado fazem a leitura dos Salmos?

Você se lembra de alguma vez que um texto diferente foi lido como salmo?

Quantos estudos e ou sermões você já ouviu com base em livros do Antigo Testamento?

Você concorda com o estudioso que disse que “para muitos, o Antigo Testamento é comer caranguejo: muito trabalho para pouca carne?

Você já ouviu gente orando na igreja fazendo orações que não acabam nunca?

Você já percebeu que quando se pede uma oração de gratidão as pessoas acabam pedindo e não conseguem só louvar ou agradecer?

Qual a diferença que você faria para orações de súplica e de intercessão?

Nos cultos que você tem participado, há tempo para a confissão de pecados?

Há lugar no culto para um tempo de orações silenciosas?

Como são escolhidos os cânticos nos cultos que você participa?

Eles têm sequência no tema, ou é uma salada de coisas?

Há unidade de tema neles, ou cada um diz uma coisa?

Você se lembra de haver cantado em algum culto um hino ou corinho que fosse mais suave, mais calmo, às vezes cantado a meia voz?

Nos cultos que você tem participado há um tempo dedicado para que as pessoas compartilhem suas histórias e peçam que orem por elas, ou só fazem o pedido, ou ainda, mandam o pedido por escrito?

O ensino nos cultos que você participa trata sempre de uns poucos temas, ou há a preocupação de ampliar e buscar os mais variados temas?

Há repetição contínua de frases e\ou jargões nos sermões?

Se se toma o Pai Nosso como referência para o ensino, onde se trata de Deus como Pai, da santidade de Deus, da santidade dos adoradores, do cumprir a vontade de Deus, de perdoar, de ser perdoado, de pedir o alimento nosso (o que significa pão também para o próximo), você vê que o ensino nos cultos abrange esta variedade de temas?

É possível um culto sem cânticos?

É possível um culto sem pregação?

Quantas vezes, durante ou ao final de um culto você se sentiu movido\a a renovar seu compromisso com o Reino?

Qual o nível de mudança que você percebe na sua vida por ter participado dos cultos?

O que mais mudou em você: foi pelo ensino, pelos cânticos, ou testemunhos?

É costume encerrar um culto com a benção?

Se não é, na sua opinião, a que se deve isto?

Se sim, como você se sente ao receber a benção?

Você acha que isto te ajuda a lidar com os problemas diários?

Marcos Inhauser

ESTUDOS SOBRE CULTO E LITURGIA III

 A CORPOREIDADE DO CULTO

O texto de Rm 12:1 fala em “apresentar os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Há neste texto a dimensão da corporalidade.

O culto é a reunião de pessoas em nome de Jesus. Ao reunir pessoas se reúne corpos. As pessoas não vêm só com a boca, os ouvidos, mas vem com a integralidade de seus corpos.

Esta presença integral, traz implicações que devem ser consideradas.

O corpo não é só uma presença física real, mas apresenta a somatória dos sentidos que fazem parte integrante do culto: tato, olfato, audição, visão e paladar.

Ao considerar o “corpo” como essencial para a realização do culto, não se pode deixar de considerar que os cinco sentidos fazem parte deste corpo e que oculto deve incluí-los.

A quase totalidade dos cultos privilegia a audição e a visão. As pessoas participam do culto ouvindo e vendo. E os outros sentidos?

Não se pode esquecer que, no Tabernáculo e no Templo, havia o altar de incenso. Havia orientação detalhada para a sua fabricação e uso: “Toma especiarias aromáticas: estoraque, onicha e gálbano, especiarias aromáticas com incenso puro; de cada uma delas tomarás peso igual; e disto farás incenso, um perfume, segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo; e uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do testemunho, na tenda da revelação onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será” (Ex 30:34-36).

Era um perfume que se usava para que o sentido do olfato fosse usado no culto.

O Apocalipse fala deste incenso no culto nos céus: “os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

Há nas igrejas não católicas uma rejeição ao uso do incenso nos cultos. As razões para isto podem ser listadas, porque são várias. Mas o olfato não tem participado de nossos cultos e precisa ser resgatado, para que todo o corpo seja contemplado.

O tato, outro dos sentidos, tem sua participação nos cultos, mas de maneira acessória. Ele aparece nos abraços, apertos de mão, no ósculo santo, mas de maneira a não ser parte essencial. Grande parte do tato aparece depois de encerrado o culto, quando as pessoas se cumprimentam.

Na tradição da Irmandade, o Ágape, com a lavagem dos pés, é uma forma de se ter o tato presente no culto.

Este mesmo evento traz para dentro do culto o paladar, porque dele é parte integrante a refeição comunal. O paladar também está presente quando se celebra a Ceia, na ministração do pão e do vinho. Quando da unção de enfermos o tato também está presente

O sentido da visão se tem quando, no culto, se usam símbolos e decoração. O uso de flores, de cores que trazem a simbologia conforme o calendário litúrgico, da cruz à frente, a Bíblia aberta e visível, o gestual dos participantes (o levantar das mãos, a dançar, as mãos espalmadas para cima como que oferecendo).

Esta corporeidade do culto implica também que não só o local de reunião deve estar bem arrumado, decorado com símbolos e agradável à vista, mas que os participantes também devem se preocupar com sua aparência, e com vestimentas que indicam seriedade e reverência.

No Tabernáculo e Templo, as pessoas que celebravam o culto (os levitas e sacerdotes) usavam vestes apropriadas. Não participava com vestimentas regulares, cotidianas. Há regiões onde se usa a expressão “roupa de missa” para designar a roupa adequada para a participação no culto.

O culto não deve ser para exibicionismo de vestimentas, desfile de modas, ou para salientar, via vestimentas e adornos, os atributos físicos. A reverência passa pela vestimenta.

Não se trata de estabelecer um “dress code”, mas de ajudar as pessoas a buscarem formas decentes e respeitosas de se apresenta para cultuar.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

Você já tinha pensado nesta exigência do corpo no culto?

Você já participou de algum culto inclusivo, onde os cinco sentidos foram considerados?

Ao pensar no culto que era realizado no Antigo Testamento, como você o “traz para nossos dias”?

Você já participou de algum culto que tivesse incenso sendo queimado e o aroma estivesse no ambiente?

Como sua igreja reagiria se se decidisse a colocar incenso sendo queimado nos cultos?

Sendo o incenso símbolo das orações, o orar nos cultos elimina a necessidade do incenso?

Como você entende o uso de aromatizantes nos locais de culto, como forma de inclusão dos sentidos no culto?

As igrejas latinas (hispano, lusos, italianos, franceses etc.) são mais táteis nas suas manifestações de afeto?

Como incluir o tato durante os cultos?

O dar as mãos, o impor as mãos, o ungir são expressões táteis usadas nos cultos que você tem participado?

Além do paladar que se tem na distribuição do pão e do vinho, que outras formas podem ser usadas para ter a presença deste sentido no culto?

Como você vê o uso de óleo aromático (óleo mais perfume) para ungir os enfermos?

Quais símbolos você identifica que estão presentes no local de cultos que você frequenta?

Você conhece a simbologia litúrgica das cores?

Você concorda que o local de culto deve ser agradável aos olhos e que a decoração deve ser bem elaborada?

Ao transportar as vestes sacerdotais dos cultos do AT para nossos dias, significa que os líderes dos cultos devem usar roupas especiais?

Como você reagiria se um dia o líder do louvor estivesse de bermuda e chinelos?

Você se sentiria confortável se a líder ou a que está a frente liderando o louvor estive com uma blusa bem decotada ou com a roupa colada ao corpo?

Você já percebeu que há gente que vai para igreja achando que é um desfile de modas, onde podem exibir suas vestes e adornos?

Como os homens se exibem nos cultos?

Marcos Inhauser

ESTUDOS SOBRE CULTO E LITURGIA II

 O CULTO COMO EPIFANIA

A epifania é usada no sentido religioso para as manifestações divinas, quando há a consciência de estar na presença da divindade. Neste contexto, epifania seria o momento ou a sensação de estar diante de Deus ou de alguma de suas manifestações. Se o culto é o momento exclusivo dedicado ao encontro com a Trindade, o culto é uma experiência epifânica, no sentido de que, ao dele participar, a pessoa está aberta para a divindade e suas manifestações.

A garantia da presença de Deus na reunião está nas palavras de Jesus: onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18:20).  Há algumas coisas nesta afirmação que devem ser consideradas.

  1. 1.)   A reunião deve ser “em nome de Jesus”. Não é qualquer reunião, mas algo que tem como denominador comum Jesus Cristo. Por isto o culto deve ser cristocêntrico.
  2. 2.)   O número não é importante. Deve ser uma reunião. Não há a garantia da presença se não houver a reunião. O número é mínimo.
  3. 3.)   O texto não faz exigências como, por exemplo: reunidos no templo, reunião para estudo bíblico, reunidos para orar etc. O importante é que haja reunião em nome de Jesus.
  4. 4.)   A presença não depende de oração de invocação.  Jesus prometeu estar. É a graça se fazendo concreta.

A presença é real, mas não visível. Sabe-se e se pode ter certeza da presença de Cristo porque esta é Sua promessa. Os que se reúnem em nome de Jesus o fazem na fé de que Ele está no meio deles, ainda que Ele não seja visível.

No entanto, sente-se a presença através dos cânticos, orações, abraços, comunhão, leitura da Palavra, ensino, benção, Ceia, batismo, unção de enfermos, lavagem dos pés. Não é uma experiência que se possa traduzir em dados concretos e quantificáveis, mas é uma experiência “emocional, afetiva e pessoal”. O culto tem, então, uma dimensão além do racional e das palavras proferidas nas orações, cânticos e ensino. O Culto deve ser “sentido”.

É verdade que Paulo afirmou que há uma racionalidade no culto (Rm 12:1), mas também é verdade que há emoções no culto.  Pode haver e haverá pessoas emocionadas e que chegam às lágrimas. A emoção faz parte do culto, mas não é nem obrigatória, nem evidência de que o culto foi mais abençoado porque alguém se emocionou.

A presença real não visível tem uma dimensão de visibilidade indireta. Não se vê a Cristo no culto de forma direta. Ele é visto no próximo, a quem amo, toco, abraço, oro por ele e ele por mim. Ele é criatura de Deus, feito à imagem e semelhança de Deus. Ver o próximo, amar o próximo é a forma de ver ao Criador e amá-Lo. No encontro com o próximo a visibilidade da presença de Jesus se faz concreta na comunhão dos participantes.

Nos rituais próprios do culto cristão (oração, cânticos, ensino, Ceia, batismo, lavagem dos pés, leitura, unção dos enfermos e ensino da Palavra) há a concretude da visibilidade da presença não visível, mas real. Pelos rituais eu vejo e compartilho com o próximo. Na lavagem dos pés, eu toco o outro. No abraço eu sinto o outro. Nas orações, intercedo pelo outro. O culto é cristocêntrico que se faz concreto no próximo e na comunhão. É a epifania que se realiza. O outro passa a ser Cristo para mim e eu Cristo para ele.

No culto não deve haver espaço para o egoísmo, para os discursos onde o “eu” é a ênfase. O culto deve transformar o eu, meu, em nós e nosso. Por isto, a “comunhão é a peça central no culto.” O culto deve se estender para que, mesmo depois do encerramento dele, a pessoa seja alguém voltado para o próximo e não egoísta.

 

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

Quando você participa de um culto, você tem a consciência de que se trata de um tempo de encontro especial com Deus?

A solenidade, o silêncio, a reverência, no seu entender, ajudam a ter esta consciência?

A presença de Jesus se deve às nossas orações para que Ele esteja presente, ou Ele estará presente porque prometeu?

Uma reunião familiar para aniversário, por exemplo, pode ser um culto?

Um almoço em família, com oração é um culto?

A quantidade de participantes influi na “qualidade” de um culto?

Por que muitos acreditam que “quanto mais gente houver reunida, mais abençoado o culto e”?

Pode-se garantir a presença quando há dois ou três, mas pode-se garantir a presença quando a quantidade se torna importante?

Quando uma igreja, por circunstâncias especiais, se reúne debaixo de uma árvore, na praça, nas escadarias de um prédio, o culto é menos abençoado ou menos culto?

Podemos duvidar de que, tendo o povo se reunido em nome de Jesus para culto, Jesus não se fará presente?

Um culto no qual ninguém chora é menos culto?

Um culto onde todo mundo chora é garantia da presença e ação de Deus?

É possível manipular um culto para provocar lágrimas e emoções nos presentes?

Como se dá a racionalidade no culto?

As emoções devem ser produzidas, ou elas aparecem espontaneamente?

Você já teve alguma experiência de ter sido Cristo na vida de outra pessoa?

Durante um culto, você já sentiu que o irmão ou irmã que participava com você do culto, era Jesus quem estava ao seu lado?

Se o culto é este encontro com a divindade na concretude do próximo, pode ele ser irreverente?

É culto uma reunião em que tem gente levantando a toda hora, indo beber água, mexendo no celular, mantendo conversas paralelas, não participando dos cânticos e da leitura bíblica?

Marcos Inhauser

ESTUDOS SOBRE CULTO E LITURGIA I

 ENTENDENDO O CULTO

O culto público é a reunião de pessoas em determinado lugar, que desejam louvar a Deus através de cânticos, orações individuais ou coletivas, cantar juntamente com os demais e estudar a Palavra de Deus, seja pelo estudo comunitário das Escrituras ou pela pregação feita.

O culto é um momento sagrado porque é o encontro com Deus, com o Filho e com o Espírito Santo. Jesus afirmou que “onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18:20). O culto tem algo de misterioso, glorioso, numinoso porque tem a presença real no seio dos que congregam.

O Profeta Habacuque, ao falar dessa dimensão sagrada do culto, diz: “o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” (Hb 2:20)

Em outro trecho, Paulo, ao falar do culto na Igreja de Corinto afirma que: “Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos?  ... Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. ... Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. ... faça-se tudo decentemente e com ordem. (ICo 14:23-40).

O escritor aos Hebreus coloca esta seriedade em outras palavras: “Tendo ... ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne ... cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé ... retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros. (Hb 10:19-25). Ele ainda diz que: “... estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas” (Hb 12:1). Isto se aplica tanto na vida pessoal, como quando nos congregamos.

A reunião para o culto não é algo sem implicações. Tem a ver com o divino e deve atentar para as orientações da Palavra.

Pelos textos citados, podemos concluir que o culto:

1.)   É um encontro com a Trindade

2.)   É um tempo de participação da comunidade

3.)   É um tempo de ordem

4.)   É um tempo comunhão

5.)   É um tempo de sonhar com o Reino

6.)   É um tempo de esperança

7.)   É um tempo de consagração

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

Se cultuar é falar com Deus pela adoração e oração, e ouvir a Deus na comunhão, na troca de experiências com os irmãos e irmãs, através da Palavra, como isto tem acontecido nas igrejas de hoje?

Você acha que há consciência que o tempo de culto é um “encontro com a Trindade” e que o culto merece todos o respeito e reverência?

Há um teólogo que disse que a única maneira de louvarmos a Deus é com nosso silêncio? Você concorda com ele?

Um culto com muito barulho, música alta, gritos é mais abençoador que um culto mais “calmo e silencioso”?

Como aplicar o texto de Habacuque aos nossos cultos?

Na sua experiência e na igreja que você congrega, as coisas são feitas com ordem e decência?

Ou todo mundo quer participar, cantar, declamar um poema, ler um trecho da Bíblia e isto é feito sem ordem?

Quando há gente conversando ou usando o celular durante o louvor ou a pregação, como isto é desobediência aos ensinos de Paulo?

Os cultos que você tem participado tem dado a você a sensação/consciência de que está entrando em um espaço comprado com o sangue de Jesus?

Os cultos têm renovado a sua esperança?

Os cultos têm ajudado a desejar o Reino de Deus?

Os cultos têm levado você a renovar seu compromisso com o Reino?

Você já tinha pensado que o culto é assistido por uma nuvem de testemunhas invisível que dele tomam parte?

O culto pode ser um tempo de diversão, de empolgação, um estar para extravasar emoções?

Marcos Inhauser

 

segunda-feira, 28 de junho de 2021

DEPOIS DE MIL, A SEPARAÇÃO AMIGÁVEL

Se não errei na conta, escrevi 1022 colunas para o Correio Popular. Foram mais de 20 anos de escrita contínua, com um único período de férias, quando fui muito bem substituído pela Rute Salviano Almeida, pesquisadora e autora de vários livros sobre o papel da mulher na história da Igreja.

Comecei a escrever por indicação da jornalista Maria Tereza Costa. O meu compromisso era que não receberia nada em troca pelo meu trabalho semanal (nem mesmo uma assinatura do jornal!), para que eu pudesse ter liberdade. E assim foi durante todo o tempo: nunca recebi um centavo e fiz isto com dedicação e orgulho. Há quem me perguntou se era assalariado do PT, se era comissionado na Prefeitura, se ganhava do PSDB. Tais insinuações se deviam a mentes tacanhas que acham que não posso ter opinião própria: tudo o que penso e escrevo deve ter um pagamento por trás.

Nesta relação tive muitos contatos com os editores para sentir como estava sendo recebida minha coluna, umas duas ou três vezes fui alertado de que o que eu tinha escrito poderia me trazer problemas judiciais, mesmo assim a publicariam. Em comum acordo, troquei a mensagem escrita, pois vi sabedoria no conselho que o redator me dava.

Umas poucas vezes falhei em escrever. No início que eu tinha que levar para a redação um disquete com o arquivo. Com o advento da internet facilitaram. Algumas vezes não enviei e isto se deveu a viagens. Onde estava não tinha internet para mandar o arquivo (quando a internet era produto de luxo e não se achava em qualquer lugar). Em outras ocasiões eu ligava para a redação e pedia prazo estendido para enviar, porque, em viagem, só chegaria em casa depois das sete da noite. Sempre fui atendido com a gentileza das pessoas que me atendiam.

Já escrevi que colunista não pode ter medo das críticas. É virar vidraça. Quando o colunista coloca em público e ao público as suas opiniões políticas e religiosas, fatalmente haverá quem discorde. Há os que discordam e o fazem saber em termos polidos. Há os que, discordando, acham que atacar e ofender é o meio mais eficaz de ser ouvido.

Recebi muitos e-mails. Alguns concordando e muitos discordando. Entre os que discordavam, lembro-me de um que me escreveu uma série de e-mails. Ele lia e não entendia o que eu havia escrito, ou deduzia maniqueisticamente. Quando critiquei o Bush pela guerra contra o Talibã, ele me chamou de comunista e terrorista, como se criticar a decisão do presidente me colocasse necessariamente como favorável à outra parte. A lógica dele era: se ele é contra A, só pode ser a favor de B. Silogismo falso.

Certa feita fiz um comentário en passant sobre o Foucault. Um leitor me escreveu criticando a citação e me enviou um compêndio, de sua lavra, com críticas ao filósofo. Por se tratar de um estudioso e mestrando na área eu o li e, diferentemente do que ele pretendia, eu fui ler mais coisas do Foucault e hoje sou um fã dele. Tenho pessoas que me enviam coisas que acham interessantes e que podem ser subsídio.

Desde o início assumi que escreveria sobre política internacional, nacional e local e sobre religião e igrejas. Assim fiz.

Ter sido colunista me deu alegria. Como tudo na vida tem começo, meio e fim, encerro o meu ciclo.

Quando há alguns anos li que em 2025 se publicaria a última edição de um jornal impresso no mundo, achei exagero. Mas constato que muitos já morreram. O jornal onde iniciei, quanto tinha 12 anos, a Tribuna de Indaiá, já fechou. Onde meu pai escrevia, o Votura, também fechou. Os jornais, via de regra, encolheram. Quem comprava o Estadão aos domingos e vai comprá-lo hoje, percebe a diferença. Os jornais estão priorizando as notícias ainda que elas estejam nos portais. Para mim o jornal impresso está na UTI.

Opinião todo mundo tem e as coloca nos Face, Instagram, Twitter da vida, uma grande quantidade de comentários eivados de raiva e de pouca profundidade.

Continuo postando no Facebook e no blog (inhauser.blogspot.com). A quem me acompanhou, meu obrigado.

Marcos Inhauser

A ESPECIFICIDADE DA ESPECIALIDADE

Participei e participo de muitos grupos de pastores e especialistas em teologia. Há os que entendem de teologia e há os que entendem de Bíblia. São duas coisas diferentes dentro de uma área que, para os leigos, são a mesma coisa. Os especialistas em teologia podem ser em teologia sistemática, teologia bíblica, teologia prática, teologia pastoral, religião e sociedade, ou em história da teologia. Os especialistas em Bíblia podem ser em Antigo Testamento, Novo Testamento, Evangelhos, exegese bíblica, gêneros literários bíblicos, grego, hebraico, aramaico etc.

Assim como em outros campos do saber, há os generalistas, que têm uma visão do todo, mas que, quando precisam de informações mais precisas e profundas, buscam-nas com os especialistas. Um especialista sério, ainda que possa ter suas convicções sobre outras áreas que não a sua especialidade, preferem remeter o assunto a quem de direito.

O mesmo ocorre com a área médica. Há os clínicos gerais, mas há os ortopedistas, otorrinolaringologistas, dermatologistas, cardiologistas, pneumologistas, oncologistas, infectologistas etc. Para explicitar o detalhamento, no campo da ortopedia há quem se especialize em mão, outros em joelho, outros em quadril. Podem ter a visão geral, mas a especificidade da sua especialidade os leva a limitar-se à sua área.

Buscar um ortopedista para problema no ouvido é insensatez. O mesmo é buscar oncologista para tratar de infectologia. Como diz o ditado, “cada macaco no seu galho” ou “sapateiro, ao teu sapato”.

Há os que, ainda que tenham uma especialidade teológica, também se especializaram em áreas correlatas. Tenho um amigo que é teólogo, se especializou em Bonhoeffer, mas estudou muito sobre a teologia nas histórias em quadrinhos.

Eu me especializei na Teologia Pastoral e me preocupei com as relações de poder na relação pastor-igreja e igreja-sociedade. Estudo a participação dos líderes religiosos na política e o jogo de poder que se estabelece nestas relações. Com veio mais ao estilo do profético veterotestamentário, me inclino para as denúncias de conluios existentes nesta relação. Para esta minha leitura/interpretação valho-me dos noticiários, dos comentaristas, dos colegas pesquisadores na área, das informações colhidas nas conversas pessoais, da análise lógica, do confronto de versões, das leituras filosóficas e especialmente de Michel Foucault. Posso fazer menção a coisas do AT ou NT, da teologia e da história da Igreja, mas tenho consciência de que falo generalidades.

Como toda e qualquer interpretação de fatos públicos, posso ser aceito ou rejeitado nas minhas conclusões. Faz parte do jogo. Posso ser elogiado por quem não tem noção das coisas a que me refiro, posso ser criticado por quem, sem saber patavina da área, se arvora em conhecedor das entradas do piolho.

O que percebo é que, quem não conhece a especificidade da área tratada pelo especialista é acidamente atacado por quem nunca estudou. Um amigo, com doutorado em missiologia, escreveu um artigo na sua área. Eu o considerei muito bom e compartilhei. Teve quem se arvorou em melhor conhecedor que ele e, sem nunca ter se aprofundado na área, o acusou de heresia e destruidor da fé.

É o preço que o engenheiro civil paga ao ser criticado pelo pedreiro, que acha que sabe mais que ele.

Marcos Inhauser

terça-feira, 15 de junho de 2021

VOLIÇÃO E ATO NECESSÁRIO

Há coisas que, em função das circunstâncias, o indivíduo não pode deixar de fazer. A impossibilidade de não fazer decorre da própria natureza humana que, por sua herança arquetípica, por mais que tenha a volição direcionada em outro sentido, se vê compelido a fazê-lo.

Assim é o ato de sobrevivência. Diante da iminência da morte, o ser humano se dispõe a matar para se safar. Diante da fome, rouba o que lhe é necessário para viver. Em ambos os casos há consenso quase universal de que o praticante de tais atos não deve ser penalizado, uma vez que foram atos necessários.

Por outro lado, o ser humano, histórico e historicamente condicionado que é, opera no campo dos acontecimentos naturais e nos fatos históricos. Não existe diferença entre um e outro, uma vez que os atos naturais, ao receber a ação concomitante do ser humano, se torna histórico, porque é na relação entre fatos naturais e ação humana que se dá a história.

Neste sentido, há no histórico uma tensão entre o ontem que vai se esvaziando, mas querendo permanecer e o amanhã que quer se tornar, vir-a-ser. É na dimensão entre o ontem e o hoje que se dá a pregação e a profecia (no sentido de "falar da parte de" e "nunca no sentido de predizer", a pré-fecia). A pré-fecia tem um quê de mítico, na medida em que quer garantir o vir-a-ser pela enunciação da palavra. Como, na quase totalidade das vezes, os pré-fetas anunciam o futuro garantindo a ação de Deus, assumem uma versão mitológica na sua prédica, porque o vir-a-ser é ação dos deuses na história, elemento característico dos mitos.

Esta característica da pré-fecia deve ser "demitizada", porque tende a ser a-histórica. Antes, ao invés de massificar e alienar consciências, a profecia deve formar a consciência coletiva para a ação história significativa no momento chamado hoje. Para tanto há que se ter uma visão mais universal e não provincial ou pequena dos atos de Deus, tão característico das pré-fecias. O profeta fala de uma história global, não de coisas particulares e individuais.

Há ainda que lembrar-se que, no processo histórico, os vencedores de sistemas iníquos e exploradores, por terem agido histórica e conscienciosamente, lograram êxito nas suas empreitadas. Mas esta mesma história nos ensina que, ao galgar o poder, acabam reproduzindo as técnicas e injustiças do regime que combateram. Tanto no antigo como no novo regime, a história, entendida como falar e ter respostas, chamar e ser ouvido, não existe porque os gritos do povo são abafados. O profeta vem então fazer recordar, engajar o povo criando consciência e sempre lutando para que o status quo seja mudado.

Assim é o que vivemos. Tanto o PT como o atual governo, tiveram e tem no seu discurso o combate à corrupção, se apresentaram e apresentam e como voz do povo. Galgados ao poder, se transformaram e esquivam-se de dar respostas às questões importantes e interessantes e fizeram ou fazem coisas inexplicáveis em função do prometido em suas campanhas. Parece que o Diploma Eleitoral muda o DNA do candidato, agora diplomado. Isto aconteceu com a legião de deputados e senadores de primeira eleição. Se esperava que fossem mudar as coisas no Congresso e o que se vê é a continuidade daquilo que todos abominamos.

 

Marcos Inhauser

 

quarta-feira, 2 de junho de 2021

NYIRAGONGO SALLES

O vulcão Nyiragongo, na República Democrática do Congo, entrou em erupção no dia 22 de maio. Outro, o Murara, que está em área desabitada, também entrou em erupção. A cidade de Goma, que está a mais ou menos 12 km de distância do Nyiragongo, teve lavas vulcânicas que chegaram a 300 metros, pelo que, as autoridades pediram que os habitantes a deixassem. Muitos foram à vizinha Ruanda. Na área próxima à cidade de Goma, se fala em quase dois milhões de habitantes.

Desde 1882, ele entrou em erupção ao menos 34 vezes, e em algumas vezes ficou dois anos em atividade. A recente erupção causou a morte de 32 mortes até o momento e a fuga de dezenas de milhares de habitantes.

Vulcões, em certa medida, são previsíveis quando devidamente monitorados. Microssismógrafos colocados nas encostas e em escala ascendente, mostram, com bastante precisão, a entrada da lava no cone, o que, aliado ao monitoramento da temperatura na boca e no interior dela, dá condições de se prever suas atividades. Alertas com cores são emitidos. Assim foi com o Pichicha, em Quito, quando lá morei.

Da mesma forma se pode prever o surgimento e caminho dos tornados, furacões e tufões. Quando vivíamos em Chicago, em área que é caminho dos tornados, a TV anunciava em notas de rodapé a previsão de tormentas e tornados e mostravam, com certa precisão, o horário que poderia acontecer.

Não são assim os terremotos. Até o momento nada indica certa previsibilidade. O que se sabe é que certas áreas são mais susceptíveis e o máximo a fazer é se prevenir para algo que é imprevisível.

O mesmo raciocínio se pode aplicar à administração pública. Há áreas com previsibilidade sísmica, ainda que não se tenha instrumentos confiáveis para a detecção a priori.  Só dá para correr atrás dos estragos. Penso que um exemplo disto são as fraudes fiscais, no INSS, no ICMS, no IPTU etc. O que se faz é colocar a polícia para correr atrás do prejuízo. Por mais que se criem mecanismos de controle, as atividades sísmicas contornam os obstáculos, abrem fendas, destroem coisas construídas e matam pessoas. Veja o exemplo dos desvios na merenda escolar, nas verbas da saúde, para citar dois exemplos.

Há, no entanto, tal como os vulcões, atividades ruinosas que podem ser monitoradas com sensores. Uma delas é o que está acontecendo com o ministro Salles. Os microssismos evidenciavam que o vulcão ia entrar em erupção. Investigações, denúncias, defesa dos madeireiros, aumento do desmatamento, redução da fiscalização, inativação por falta de recursos econômicos de organismos ambientais, advocacia administrativa.

Deu no que deu. Um delegado da PF que ligou os sensores, mostrou que o vulcão podia explodir. Quem devia tomar providências para minorar a crise dormiu no ponto. Um sismógrafo nos Estados Unidos detectou lavas no carregamento de madeira exportada. O STF mandou investigar, a PGR foi provocada, a denúncia formal foi encaminha à ministra relatora e o vulcão está lançando lavas para fora. E tem lava para todos, até, segundo o COAF, nas contas pessoais e no aumento inexplicável do patrimônio.

Com o vulcão principal também o secundário: a presidência do IBAMA. Sensores indicavam atividades sísmicas e decidiu-se expelir a lava antes que ela rolasse morro abaixo, o que, com o tempo, saberemos se a decisão resolveu o problema.

Vivemos em área sísmica e tem gente dormindo sobre os sensores e se gabando que no seu governo nunca houve vulcão. A sabedoria popular diz que é sábio “dar tempo ao tempo”.

Marcos Inhauser

 

MENTIRA VERDADEIRA

Aprendi que a verdade é a versão dos poderosos. Devo isto ao Michel Foucault. A verdade, segundo ele, e talvez outros tenham dito algo parecido a isto, é a versão que o detentor do poder dá aos fatos. Ela se estabelece como verdade porque os fracos não têm o poder de se fazer valer ou ouvir. Por isto (devo isto ao guru Zé Lima), a versão dos fracos e sem poder é “sub-versão”.

Ao estudar história, percebi que a história que conhecemos é a versão dos poderosos. Ela é a feita a partir de manuscritos, cerâmicas, construções, obeliscos, pirâmides, santuários, sarcófagos, túmulos dos poderosos. Os pobres e marginalizados não tinham como deixar construções, manuscritos e sarcófagos. Morriam e eram apagados da história.

Ampliando o conceito, a história é a versão dos poderosos nas suas vitórias contra inimigos derrotados. O derrotado não deixava traços. Eram dizimados. Muitas das inscrições do antigo Egito, Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma são relatos de vitoriosos. Um outro pequeno trecho de um derrotado apareceu e pouca importância se deu a eles. Um deles é Šutruk-Naḫḫunte. Ele ganhou, muitos séculos depois, uma projeção mínima no curta-metragem “The Palace Thief”, e a adaptação no “The Emperor's Club”. Era um conquistador egomaníaco famoso em seus dias, mas praticamente desconhecido hoje.

A maior coletânea de história sobre marginalizados e pobres se tem na Bíblia. Em uma sociedade extremamente patriarcal e machista, que o Antigo Testamento traga as histórias de Débora, Sara, Hagar, Bate-Seba é surpreendente e inexplicável. Que seja a história de um povo marginalizado, escravizado e peregrino, é também inexplicável. É a maior coletânea de feitos históricos de pobres e excluídos.

Estamos em tempos de uma CPI que investiga fatos relacionados ao poder e busca identificar atos de omissão e comissão no enfrentamento da pandemia. No que pese a imposição legal de que a testemunha tem o dever de falar a verdade, sob a pena coercitiva da lei, temos assistido a depoentes (Fabio Wajngarten, Queiroga e Pazzuelo) mentindo descaradamente. Tiveram a desfaçatez de negar o que escreveram e disseram, no que pese os textos publicados, os vídeos apresentados e as declarações dadas. O campeão das mentiras foi o general Pazzuelo, amparado que estava por um habeas corpus que o eximia de ser preso pela CPI.

Porque estavam no poder e tem o apoio do governo, tiveram a coragem de mentir em rede nacional, na esperança de que, ao apresentar a versão do poder, estariam estabelecendo a verdade oficial e vitoriosa.

Parece que não perceberam que os tempos são outros, que a mídia social está atuante, que as falas são checadas online com as verdades que a grande imprensa, os meios de comunicação e jornalistas investigativos têm mostrado.

Por não terem a “sua verdade” estabelecida, por terem suas falas contraditas, mostra que quem está no poder não tem o poder. Lendo Gene Sharp entendi que uma coisa é ter o posto, a posição, outra é ter o poder. Este é resultado da obediência que o povo lhe presta.

Só posso concluir que falta poder a quem hoje tem a posição de autoridade nacional. Quem usou e abusou de um texto bíblico sobre a verdade que liberta, labora no erro e na mentira, e crê que pode mudar os fatos com sua versão enviesada.

A verdade liberta, diz o texto jesuânico. Que liberdade há nas 450.000 mortes?

Marcos Inhauser