Leia mais

Há outros artigos e livros de Marcos e Suely Inhauser à sua disposição no site www.pastoralia.com.br . Vá até lá e confira

domingo, 26 de março de 2023

ESTUDOS SOBRE CULTO E LITURGIA I

 ENTENDENDO O CULTO

O culto público é a reunião de pessoas em determinado lugar, que desejam louvar a Deus através de cânticos, orações individuais ou coletivas, cantar juntamente com os demais e estudar a Palavra de Deus, seja pelo estudo comunitário das Escrituras ou pela pregação feita.

O culto é um momento sagrado porque é o encontro com Deus, com o Filho e com o Espírito Santo. Jesus afirmou que “onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18:20). O culto tem algo de misterioso, glorioso, numinoso porque tem a presença real no seio dos que congregam.

O Profeta Habacuque, ao falar dessa dimensão sagrada do culto, diz: “o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” (Hb 2:20)

Em outro trecho, Paulo, ao falar do culto na Igreja de Corinto afirma que: “Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos?  ... Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. ... Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. ... faça-se tudo decentemente e com ordem. (ICo 14:23-40).

O escritor aos Hebreus coloca esta seriedade em outras palavras: “Tendo ... ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne ... cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé ... retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros. (Hb 10:19-25). Ele ainda diz que: “... estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas” (Hb 12:1). Isto se aplica tanto na vida pessoal, como quando nos congregamos.

A reunião para o culto não é algo sem implicações. Tem a ver com o divino e deve atentar para as orientações da Palavra.

Pelos textos citados, podemos concluir que o culto:

1.)   É um encontro com a Trindade

2.)   É um tempo de participação da comunidade

3.)   É um tempo de ordem

4.)   É um tempo comunhão

5.)   É um tempo de sonhar com o Reino

6.)   É um tempo de esperança

7.)   É um tempo de consagração

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

Se cultuar é falar com Deus pela adoração e oração, e ouvir a Deus na comunhão, na troca de experiências com os irmãos e irmãs, através da Palavra, como isto tem acontecido nas igrejas de hoje?

Você acha que há consciência que o tempo de culto é um “encontro com a Trindade” e que o culto merece todos o respeito e reverência?

Há um teólogo que disse que a única maneira de louvarmos a Deus é com nosso silêncio? Você concorda com ele?

Um culto com muito barulho, música alta, gritos é mais abençoador que um culto mais “calmo e silencioso”?

Como aplicar o texto de Habacuque aos nossos cultos?

Na sua experiência e na igreja que você congrega, as coisas são feitas com ordem e decência?

Ou todo mundo quer participar, cantar, declamar um poema, ler um trecho da Bíblia e isto é feito sem ordem?

Quando há gente conversando ou usando o celular durante o louvor ou a pregação, como isto é desobediência aos ensinos de Paulo?

Os cultos que você tem participado tem dado a você a sensação/consciência de que está entrando em um espaço comprado com o sangue de Jesus?

Os cultos têm renovado a sua esperança?

Os cultos têm ajudado a desejar o Reino de Deus?

Os cultos têm levado você a renovar seu compromisso com o Reino?

Você já tinha pensado que o culto é assistido por uma nuvem de testemunhas invisível que dele tomam parte?

O culto pode ser um tempo de diversão, de empolgação, um estar para extravasar emoções?

Marcos Inhauser

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário